CONCORRENTE DA STARLINK? Amazon e Sky anunciam internet via satélite no Brasil

Concorrentes Starlink

Compartilhe este post

Concorrentes Starlink
Concorrentes Starlink

Uma nova parceria promete fazer concorrência para a Starlink nas regiões remotas aqui na América do Sul. Estamos falando de duas grandes empresas: a Amazon e a Vrio Corporation, conglomerado responsável pela operadora de televisão por assinatura Sky.

As duas empresas anunciaram recentemente uma parceria estratégica para levar internet via satélite para sete países da região, incluindo o Brasil. O objetivo é levar o acesso à internet principalmente para áreas de difícil acesso, beneficiando quem mora no campo, por exemplo, ou em lugares mais remotos – algo que já estamos acostumados a ver por conta da Starlink, que foi a pioneira a oferecer esse serviço em larga escala para o consumidor final aqui no Brasil.

Concorrência

Com a chegada do serviço de internet via satélite da Amazon, teremos uma nova concorrente direta da Starlink de Elon Musk. Embora possamos perceber pelas notícias que a Starlink faz sucesso em regiões como a Amazônia, e já está na terceira geração de antena, oferecendo mais possibilidades de uso e menos latência.

Lembrando que os satélites em órbita baixa da Starlink atualmente ficam posicionados a 550 km da Terra, mas essa distância vai diminuir ainda mais já que o Elon Musk anunciou planos para lançar mais 30 mil satélites que ficarão a apenas 350 km de nós.

Já na parte dos satélites da Amazon, eles vão ficar a cerca de 590 km e 630 km da Terra. Essa diferença na altura é certamente pra que satélites concorrentes não se choquem, e até mesmo porque o Elon Musk deve ter comprado os direitos de usar essa parte mais baixa da órbita pra sua constelação de Starlinks.

Pra comprar, os satélites tradicionais de internet, utilizados pela Visanet, ficam a 36.000 km, entregando baixas velocidades e alta latência.